BEM VINDO(A)!

segunda-feira, 15 de março de 2010

As leis de Grice com a Comunicação Interna

Segundo Grice, às leis do discurso constituem normas a serem respeitadas pelos participantes de um ato de comunicação verbal que tem, como lei superior o princípio de cooperação. Este princípio diz que, para respeitar as regras de um jogo, é necessário que os parceiros as conheçam, estejam de acordo com as normas e dispostos a cooperar.

O princípio de cooperação, alicerce das leis do discurso, compreende a lei da pertinência (a adequação ao contexto), a lei da sinceridade, a lei da informatividade e a lei da exaustividade.

A lei da pertinência estará cumprindo seu objetivo quando o enunciado de um texto for aceito e compreendido pelo leitor. Segundo Maingueneau, é pertinente lá onde ela se encontra, do modo como se encontra e para o público ao qual de destina.

A lei da sinceridade se dá quando o destinatário da mensagem espera que o enunciador somente veicule atos de fala viabilizáveis, cabíveis e sinceros.

A lei da informatividade estipula que não se deve falar para não dizer nada, que os enunciados devem fornecer informações novas ao destinatário.

A lei da exaustividade descreve que um texto deve dar a informação máxima e não esconder uma informação importante.

Após a descrição das leis de Grice, percebemos que as mesmas estão corretamente aplicadas ao gênero de texto comunicação interna, exemplificada na figura da postagem anterior. O enunciado do memorando é claro e objetivo, permitindo a compreensão do texto, a mensagem é sincera, transmite novas diretrizes e não omite nenhuma informação do seu público alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário