O interacionismo sociodiscursivo enfatiza o estudo da língua como um instrumento de interação social, não a língua como sistema ou construto teórico, mas a língua transformada em discurso, viabilizado pelos gêneros de textos. Considera o texto como meio de trocas entre os integrantes de determinada esfera da atividade humana.
O memorando ou comunicação interna é um tipo de gênero de texto informativo, onde possui a linguagem verbal e formal, pois tem como meta circular nas empresas, entre seus funcionários.
A comunicação interna, conforme o interacionismo sociodiscurso, permite a interação (ação e reação) entre os membros da empresa, ou do setor especifico. A interação ocorre através entre unidades administrativas da Instituição, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto,de caráter meramente administrativo.
A tramitação da comunicação interna deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões.
Portanto, a comunicação interna só tem relação com o interacionismo sociodiscursiva, a partir da compreensão efetiva entre os membros do grupo social desejado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário